terça-feira, 7 de abril de 2009

Pão duro

Acabo de "descobrir" a origem da expressão "pão duro", que tanto usamos para definir pessoas de mão fechada. Vem do livro "Doidinho", de José Lins do Rego, o qual estou lendo. Transcrevo o autor:

"O Pão-Duro era um menino da Guarita, Manuel
Mendonça. Ganhara o nome pela somitiquice. Recebia de
casa latas de doces, que trancava na mala. Comia no
recreio, e nunca ninguém provou um pedaço dado por ele.
O diretor foi à sua mala e encontrou uma quitanda lá dentro,
e uns pães velhos, de dias, murchos, mais duros do
que ferro. Sacudiram no quintal. Eu ainda não estava no
colégio nesse dia. Foi assim que o somítico ganhou o apelido
de Pão-Duro." (p. 41-42)

Claro que para muitos isso não é novidade, mas eu confesso minha total ignorância em relação à origem desse termo, e por isso fiquei, digamos, embasbacado ao ler esse trecho do livro. Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas